As comemorações natalinas modificam a paisagem terrena. Desde o primeiro dia de dezembro, as vibrações se elevam ao redor do planeta azul. As trocas de mensagens com os melhores votos de paz e esperança no ano novo, os presentes, as comemorações, as luzes, os enfeites natalinos, as lembranças do Deus Menino e até a figura de Papai Noel , tudo contribui para influenciar beneficamente, transformando o panorama terrestre. Tanto isso é verdade que costumamos reforçar os costumeiros votos de final de ano, desejando a todos que as boas vibrações da Natal permaneçam por todos os dias do ano novo. Neste ano já fomos contagiados pela magia do Natal. A primeira confraternização natalina contou com o patrocínio do deputado Cel. Queiroz, do cabo Gilberto e do major Araújo, respectivamente presidentes da Associação dos Cabos e Soldados e da Associação dos Oficiais da Polícia Militar, presenças constantes nas ações sociais e dignificantes da família Policial Militar. Mais de 40 participantes do Programa Saúde para o Diabético (PSPD) e respectivos familiares, começaram o dia com um lauto café-da-manhã, servido no restaurante do Taipiry. Logo a seguir, todos foram recebidos no salão nobre pelas coordenadoras do evento, encabeçado pela equipe do Serviço Social, composta de médicos, assistentes sociais, psicólogos e componentes do setor Administrativo da Diretoria de Saúde. Uma programação alegre e descontraída, ao som de músicas natalinas, apresentações artísticas, dinâmicas de grupo e homenagens especiais, estendeu-se por todo o período matutino. Momento gratificante foi a projeção de um DVD, em homenagem aos familiares de dona Brasilina, lembrando a alegria irradiante e o carinho que ela devotava a todos, quando integrava o grupo antes de partir para o plano maior da vida.
Momentos de rara beleza presenciei no Palácio das Esmeraldas. Tudo sob a égide do Natal. Fomos recebidos em palácio, juntamente a vários irmãos e amigos, para um almoço de confraternização com o governador Alcides Rodrigues e a primeira-dama Raquel Rodrigues. As luzes natalinas brilharam intensamente nos salões palacianos. Todas as falas giravam em torno das obras do bem, das esperanças renovadas com o Natal e o ano-novo. O governador Alcides ressaltou em sua breve exposição que “fazer é mais importante que falar; mais importantes que os cargos passageiros são as obras que ficam para as pessoas”. Lembranças que nos seguirão por toda a vida, o carinho desde a recepção, o som ao vivo, as finas iguarias servidas no almoço e na sobremesa, além do brinde oferecido ao final, mais uma lembrança inesperada. Muito obrigado e parabéns ao senhor governador e a toda a sua equipe.
Também festejamos mais um Natal na Penitenciária Odenir Guimarães em Aparecida de Goiânia. No sábado passado recebemos de presente a presença de amigos e irmãos do ideal espírita. Formamos um pelotão de voluntários, pra mais de cinqüenta, adentrando aos diversos pavilhões da penitenciária. Fiquei radiante com o que vi. Papai Noel com um enorme saco de balas e doces, passava em todas as alas ao som da dupla Neyde Maria (voz) e Quim Mota (voz e violão) cantando a bela canção “Glorioso És Tu”. Uma lembrança inesquecível, a alegria da confraternização realizada dentro do presídio. Conseguimos distribuir em todas as alas internas e no semi-aberto salgados, refrigerantes, doces, bolos e pães de queijos pra mais de quinhentos irmãos encarcerados. Mais uma vez os acordes da harpa do Senhor Batuíra levaram alegria a todos os irmãos na P.O.G. Tudo foi motivo para comemoração, desde o portão principal, ouvíamos as canções natalinas ao som de violão, harpa paraguaia, teclado e vozes.
Fechando o círculo das confraternizações até o momento, pois muitas ainda virão até a noite de Natal, o PaisPM, Programa de Atenção Integral à Saúde do Policial Militar, comemorou com pompa e circunstância o Natal em tom solene, com a presença de amigos e de vários colaboradores. Entre inúmeros convidados, destacamos o pastor Galdino, coordenador do Gente Livre (Centro de Prevenção ao Uso de Drogas) e vice-presidente do Comen (Conselho Municipal de Entorpecentes); a delegada da Polícia Civil dra. Cláudia Rocha, o senhor cel. PM Carlos Antonio Elias, comandante-geral da PM; cel. Renato, diretor de Saúde; cel. RR Elias Nunes, voluntário da Casa de Eurípedes; sr. Cleobaldo, do Lar de Jesus, eleito cidadão Modelo 2008 pela TV Anhanguera; a freira Irmã Margarida, amiga da Polícia Militar; representantes da Clínica Bom Jesus, Pax Clínica e vários profissionais de saúde da Polícia Militar; a coordenadora do Programa PAISPM-Tabagismo na Polícia Militar, major Cárita; o ten. Túlio, médico responsável pelo PAISPM em Mineiros; integrantes do PAISPM-Vida, sgt. Paulo, sgt. Juscelino, sgt. Clauder, sgt. Gouveia, sd. Agustinho, sgt. Macedo e sd Antonio da Silva. A coordenadora do PAISPM, major Vânia Maria R. Alencar, fez ligeira exposição sobre o programa, seguida da palavra do comandante-geral. Na presença dos cinqüenta e quatro policiais militares participantes do PAISPM, com os respectivos familiares, trinta deles receberam o sonhado Certificado de Sobriedade a que fizeram jus por terem permanecido mais de um ano em total sobriedade, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.
O sr Cmt.-geral enalteceu o trabalho realizado pelo PAISPM, estimulando a todos os presentes. Em tom alegre e descontraído referiu-se a uma experiência vivida por ele, quando então era comandante em Jataí, sobre um soldado que teve oportunidade de resgatar do alcoolismo, quando todos já haviam perdido a esperança. Empregou no próprio gabinete o referido PM, dando-lhe o cargo de telefonista, de onde só saiu a pedido para trabalhar no serviço de obras do quartel, recuperando-se totalmente e chegando a ser um PM exemplar. O caso lembrado pelo Cmt. geral interessou a todos, pelo carinho e confiança na recuperação do Uso Indevido de Substâncias Psicoativas na Polícia Militar, motivando os presentes a perseverarem com um projeto de vida saudável. A energia recebida nas confraternizações natalinas, em almoços e jantares, na ceia de Natal, no reencontro de amigos, na programação de atividades para o ano vindouro, nas petições formuladas ao Divino Amigo Jesus Cristo por uma vida melhor, acumulam fluidos salutares, formando reservas psíquicas do mais alto teor.
Rogo ao Senhor da Vida que abençoe neste Natal e por todo o ano-novo todos os amigos, leitores e os profissionais deste excelente e importante órgão da imprensa goiana, o nosso querido Diário da Manhã, para que prossigam nesta linha aberta de jornalismo ético e eficiente.Francisco de Assis Alencar é coronel da PM site: http://pmvida.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário